IntelInteligência ArtificialMercadoMundoNegóciosTecnologia

Intel na Rússia ano passado não gerou lucro

As operações russas da Intel resultaram em lucro nulo no ano passado devido a sanções e restrições impostas dentro do país por governos ocidentais após a invasão da Ucrânia pela Rússia há mais de dois anos, segundo um recente relatório da Abachy.

De forma semelhante ao seu ano tumultuado globalmente, as duas entidades russas da empresa, Intel AO e Intel Technologies, operaram com prejuízo no ano passado.

De forma mais ampla, todo o negócio da Intel viu sua receita cair 14% para US$ 54,2 bilhões no ano fiscal de 2023, abaixo dos US$ 63,1 bilhões em 2022.

A Intel na Rússia pode muito bem não existir

Tendo contado com 741 funcionários em 2022, a Intel AO relatou apenas um funcionário e diretor no último ano financeiro – Alina Klushina. A Intel Technologies, anteriormente operando com 47 funcionários registrados, também acabou com apenas Klushina restante.

Nas semanas e meses que se seguiram à invasão da Ucrânia pela Rússia, a Intel começou a reduzir suas operações no país para apoiar os cidadãos afetados e aderir às sanções recém-impostas. No entanto, mais recentemente, a empresa começou a oferecer determinados downloads de drivers em seu site russo, o que, segundo ela, está em conformidade com o cumprimento de suas obrigações de garantia.

Além de ser uma oportunidade comercial para a empresa sediada na Califórnia, a Rússia também serviu como um importante lar para seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Nizhny Novgorod – um local que se destacou por seu trabalho em software, IA, visão computacional, 5G e IoT. Após uma reforma em 2020, o local empregava cerca de 1.000 trabalhadores.

Além disso, a cessação do comércio da Intel no país não teve o efeito esperado pela empresa e pelos governos que impuseram sanções, com os clientes russos ainda em grande parte capazes de importar de países que não impuseram tais sanções.

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo