MundoSegurançaTecnologia

Cão robótico policial é baleado em Massachusetts

Um cão robótico está sendo agradecido pela polícia estadual de Massachusetts por ajudar a evitar uma tragédia envolvendo uma pessoa barricada em uma casa.

O cão robótico chamado Roscoe fazia parte do esquadrão antibombas da polícia estadual de Massachusetts e foi implantado em 6 de março em uma casa em Barnstable, depois que a polícia foi alvejada. A polícia enviou outros dois robôs frequentemente usados para a disposição de bombas para dentro da casa para encontrar o suspeito junto com o cão robótico.

Controlado remotamente por policiais estaduais, ele primeiro verificou os dois andares principais antes de encontrar alguém no porão. A pessoa, armada com um rifle, derrubou o cão robótico duas vezes antes de atirar nele três vezes e desabilitar sua comunicação.

A pessoa então atirou em um dos outros robôs e em uma piscina ao ar livre antes que a polícia lançasse gás lacrimogêneo e os prendesse.

“O incidente forneceu um exemplo marcante dos benefícios de plataformas móveis capazes de abrir portas e subir escadas em missões táticas envolvendo suspeitos armados”, disse a polícia estadual em um comunicado. “Além de fornecer capacidades de desobstrução de sala e conscientização situacional criticamente importantes, a inserção de Roscoe na residência do suspeito evitou a necessidade, naquele estágio da resposta, de inserir operadores humanos, e pode ter evitado que um policial estivesse envolvido em um tiroteio.”

Cão Robótico SPOT, da Boston Dynamics

A Boston Dynamics, a empresa que fez o cão robótico conhecido como Spot, disse em um comunicado que foi a primeira vez que um deles foi baleado.

“Estamos aliviados que a única vítima naquele dia tenha sido nosso robô”, disse a empresa. “É um ótimo exemplo de como robôs móveis como o Spot podem ser usados para salvar vidas.”

As autoridades não identificaram o atirador ou disseram quais acusações ele enfrenta.

O cão robótico foi enviado para a Boston Dynamics para remover as balas. Ele permanecerá com a empresa e uma nova unidade será enviada para a polícia estadual.

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo