AppleDicasGadgetsLançamentosReviews & Análises

Apple Watch Series 9: pequenas mudanças que fazem a diferença

Igual por fora, novo por dentro. Este é um breve resumo do que, à primeira vista, é o novo Apple Watch Series 9 que a Apple lançou junto com o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro. O relógio da empresa mantém exatamente o mesmo design que seu antecessor, mas inclui um novo processador que não apenas melhora o desempenho do dispositivo, mas também adiciona algumas funções adicionais que tornam um dos melhores relógios do mercado ainda melhor.
O Apple Watch Series 9 traz pequenas melhorias em alguns dos aspectos mais importantes, como sua tela, que agora é mais brilhante, ou a capacidade de compartilhar conteúdo com outros dispositivos, como o HomePod, que agora possui uma maior integração. O novo smartwatch da Apple também alcança um marco muito relevante para a empresa, que também é benéfico para o meio ambiente: é o primeiro produto da marca neutro em carbono.

Desde já, digo que se você está vindo de um Series 7 ou um Series 8, as novas características do Series 9 não são suficientes para justificar a troca. O Series 9 tem tudo para se tornar uma opção ideal para aqueles que vêm de um Apple Watch Series 5 ou um modelo mais antigo, ou mesmo para pessoas que nunca tiveram um Apple Watch.

O novo SiP S9 é muito mais do que um processador mais potente

O Apple Watch Series 9, especificamente, chega com o SiP S9, um novo chip projetado exclusivamente para o Apple Watch com uma CPU de núcleo duplo com 5,6 bilhões de transistores. Segundo a Apple, isso é 60% a mais do que no chip S8. O novo SiP S9 também inclui uma unidade de processamento chamada Neural Engine. Segundo a empresa, isso é capaz de processar tarefas de aprendizado de máquina até duas vezes mais rápido do que o Apple Watch Series 8.

Comparado com o Apple Watch SE de segunda geração, que inclui um Chip S8 (o mesmo processador que o Apple Watch Series 8), as melhorias em termos de potência são notáveis em alguns casos. Por exemplo, notei que os aplicativos abrem um pouco mais rápido no Series 9 e as animações são mais suaves.

A Siri também responde mais rapidamente neste Apple Watch Series 9. E, embora isso possa ser uma melhoria de software, a verdade é que o culpado pelo funcionamento melhor do assistente da Apple é o novo Neural Engine. O fato de o processador ser capaz de processar tarefas de aprendizado de máquina até duas vezes mais rápido do que o chip S8 permite que a Apple execute a Siri no próprio dispositivo, não na nuvem ou através do iPhone ao qual estava emparelhado, como ocorria em gerações anteriores.

A Siri, no entanto, não ficou mais inteligente neste Apple Watch, simplesmente ficou mais rápida ao oferecer uma resposta ou realizar uma ação. Isso é especialmente útil no Apple Watch, pois, pelo menos no meu caso, uso o assistente no relógio quando preciso urgentemente. Por exemplo, para ligar as luzes do meu quarto ou configurar um temporizador enquanto cozinho. As melhorias na Siri também permitem fazer consultas em aplicativos do Apple Watch. Por exemplo, é possível pedir para mostrar os dados sobre o sono para abrir o aplicativo Saúde.

A bateria do Apple Watch Series 9

A Apple, por outro lado, afirma que o SiP S9 oferece maior eficiência energética e, portanto, uma melhor autonomia. As especificações do Apple Watch Series 9, no entanto, indicam a mesma duração que seu antecessor: até 19 horas. Devemos levar em consideração, no entanto, que o Apple Watch Series 9 inclui novos recursos que podem afetar o uso da bateria, como uma tela mais brilhante.

O smartwatch da Apple, de fato, possui uma autonomia adequada e permite uso intensivo durante todo o dia sem problemas, chegando mesmo até o dia seguinte com 35% de carga após ser usado durante a noite. No entanto, ele não está à altura de outros smartwatches, embora isso seja compensado com um carregamento rápido que fornece a carga total em menos de uma hora. No meu caso, aproveito para carregar o relógio nos momentos em que não preciso usá-lo, como no chuveiro, para ter bateria suficiente pelo resto do dia.

Uma tela mais brilhante que você não precisa tocar

O Apple Watch Series 9 inclui o mesmo design que seu antecessor. Também os mesmos tamanhos: 41 e 45 mm, bem como as mesmas telas Retina com resolução de 396 x 484 pixels no caso do modelo de 45 mm, e 352 x 430 pixels na variante de 41 mm. No entanto, há uma mudança importante. O brilho na tela agora é maior: até 2.000 nits, em vez dos 1.000 nits de brilho do Series 8. Em geral, é uma tela excelente: o brilho é mais do que suficiente para visualizar conteúdo ao ar livre. Claro, o Series 9 mantém os recursos adicionais da tela com bordas mínimas que a Apple introduziu no Series 7, como a capacidade de usar o teclado completo.

A tela, aliás, não precisa ser tocada graças a um novo recurso que a Apple introduziu tanto neste modelo quanto no Apple Watch Ultra: o Double Tap. Esta função permite controlar alguns controles da interface com um simples toque duplo do polegar e do dedo indicador. No entanto, oficialmente ainda não está disponível — será lançada em outubro, segundo a Apple. No entanto, há uma maneira de testá-la: ativando a opção nas configurações de acessibilidade.

Após ativar o recurso por meio das configurações de acessibilidade e aguardar a experiência oficial, ousaria dizer que é uma das melhores características que a Apple introduziu no Apple Watch em anos. Funciona perfeitamente e é extremamente útil não apenas para momentos em que não podemos tocar na tela, mas também para qualquer situação do dia a dia.

Por exemplo, uso muito a função para descartar notificações que recebo no Apple Watch. Acho muito mais conveniente do que pressionar a coroa ou descartar a notificação na tela. Também uso para controlar a reprodução quando alguém está falando comigo e estou usando os AirPods. Basta dar um toque duplo com os dedos, sem precisar olhar para a tela e sem deixar de prestar atenção à pessoa com quem estou falando. Além disso, com um gesto muito sutil, o Apple Watch reconhece a ação. Não precisei exagerar no toque duplo em nenhum momento, nem repetir a ação.

No entanto, e repito, devemos lembrar que esse não é um recurso exclusivo do Apple Watch Series 9 e do Apple Watch Ultra. Outros modelos anteriores também podem usar a função de toque duplo se ativarem a opção nas configurações de acessibilidade. Nesse caso, no entanto, a interface é consideravelmente diferente. Em vez do pequeno ícone na parte superior da tela, é exibida uma mensagem que ocupa a maior parte da interface. Alguns controles também estão um pouco limitados. Além disso, notei que, no caso do Series 9, a resposta é muito mais rápida.

Busca de precisão

O Apple Watch Series 9 também inclui uma novidade interessante graças a um novo chip de banda ultra larga integrado ao dispositivo. Agora, ele possui busca de precisão, o que nos permite localizar outros dispositivos com a mesma banda ultra larga, como o iPhone 15, de maneira semelhante ao uso de um AirTag.

Isso é especialmente útil para mim, considerando que costumo deixar meu iPhone em qualquer lugar. E funciona especialmente bem, especialmente em espaços abertos ou ambientes onde o dispositivo que queremos encontrar não está muito distante. Por exemplo, para localizar um iPhone perdido dentro de um apartamento ou em uma cafeteria, funciona perfeitamente.

O chip de banda ultra larga também permite uma melhor integração entre o Apple Watch e o HomePod. Agora, se o HomePod estiver reproduzindo áudio e alguém com um Apple Watch Series 9 estiver a menos de quatro metros de distância, o relógio mostrará uma interface para controlar a reprodução e o volume.

Vale a pena o Apple Watch Series 9?

O Apple Watch Series 9, disponível a partir de 449 euros, é um produto completo. É, sem dúvida, o melhor relógio que você pode comprar se tiver um iPhone e realizar atividades esportivas não tão exigentes ou profissionais — nesse caso, talvez você queira conhecer mais detalhadamente o novo Apple Watch Ultra — e funciona como nenhum outro.

Este Apple Watch é uma boa opção para quem possui um modelo mais antigo ou nunca teve um relógio da Apple? Minha resposta é sim. Se você está vindo de um Series 5 ou um modelo de um ano anterior, notará uma melhoria na tela, no desempenho e nas funções de saúde e esporte.

Na minha opinião, no entanto, as novas funcionalidades deste Series 9 não são motivo para trocar se você já possui um Series 7 ou um Series 8. Nesse caso, é melhor esperar pela próxima geração.

Por outro lado, se você prioriza esportes e procura um relógio muito mais resistente, a opção mais adequada seria o novo Apple Watch Ultra 2. Este, além disso, também herda algumas características deste modelo graças ao SiP S9, como as melhorias na Siri.

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo