AndroidAplicativosSegurança

O WhatsApp está mostrando claramente se suas conversas estão criptografadas

O WhatsApp está experimentando um novo recurso beta para garantir que os usuários se sintam confiantes de que suas conversas estão seguras de olhares indiscretos.

De acordo com o WABetaInfo, o WhatsApp para Android está introduzindo um novo indicador de criptografia de ponta a ponta abaixo do nome de contato e do grupo dentro da tela de conversa. Os usuários perceberão uma pequena mensagem em suas janelas de chat, sinalizando que a criptografia de ponta a ponta está ativa.

Atualmente, este recurso está disponível apenas para um grupo selecionado de testadores beta. No entanto, a boa notícia é que está no horizonte para mais usuários nas próximas semanas, conforme o relatório. O WABetaInfo percebeu este recurso pela primeira vez em janeiro.

Você dará uma olhada no indicador exatamente onde normalmente encontra os detalhes de “visto por último” de outros usuários, mas apenas por um curto período. Este ajuste torna mais fácil para os usuários identificar quais conversas estão bloqueadas com criptografia de ponta a ponta, garantindo que suas mensagens sejam apenas para seus olhos.

Depois que esse breve momento acabar, o indicador eventualmente desaparecerá para deixar o indicador de “visto por último” assumir seu lugar.

Atualmente, quando você inicia uma conversa com alguém no WhatsApp pela primeira vez, recebe uma mensagem de boas-vindas que diz: “Mensagens e chamadas são criptografadas de ponta a ponta”. Dito isso, esta mensagem aparece apenas no momento em que você começa a conversar com a pessoa.

A nova abordagem de mostrar um pequeno status abaixo do nome do contato para informar sobre conversas criptografadas é uma jogada inteligente para espalhar a palavra sobre a criptografia.

O WhatsApp tem fornecido criptografia de ponta a ponta para conversas e chamadas de vídeo há algum tempo. Além disso, o aplicativo de chat vem melhorando constantemente a visibilidade dos indicadores de criptografia. Vale ressaltar que, além de conversas e chamadas de vídeo ou voz, até mesmo atualizações de status na plataforma são criptografadas de ponta a ponta.

Esta mudança recente será sem dúvida útil para os recém-chegados ao aplicativo de mensagens pertencente ao Meta, especialmente para aqueles que podem estar inseguros sobre seus padrões de criptografia.

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor dos antigos expertstech.net e technodia.net.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo